Clube

Considerando um dos times mais tradicionais do interior do Estado de São Paulo, o Vila Operária Clube Esporte Mariano – VOCEM de Assis foi fundado em 21 de julho de 1954 pelo saudoso padre Aloisio Belline. Em 1978, foi convidado pela Federação Paulista de Futebol Profissional a disputar o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Em campo, entravam as camisas nas cores bordo que simbolizava o vinho e branco, o pão.
Começava uma grande paixão!
A melhor campanha em sua trajetória no futebol profissional foi em 1984 quando o time ficou muito próximo do acesso. No quadrangular final milhares de torcedores literalmente “invadiram” as cidades de Araraquara (confronto com a Jalesense), Marilia (contra Paulista de Jundiaí) e Jau (contra o Noroeste). Em 1994 a história se repetiu, novamente o “Esquadrão da Fé” ficou perto da elite do futebol paulista, mas não conseguiu alcançar o sonhado acesso.

O “Esquadrão da Fé” voltou e continua forte!
Afastado desde 2002, no inicio de 2014 a equipe voltou ao cenário do futebol profissional para novamente representar Assis e desta vez para ficar. E o Vocem foi oficialmente inscrito para disputar o Campeonato Paulista da Série B. A partida que marcou o retorno aos gramados foi contra o Presidente Prudente FC e logo de cara uma vitória, 2 x 1. O jogo, disputado em Assis no Estádio Antônio Viana Silva “Tonicão” registrou o maior publico na abertura da competição.
Em 2017 o VOCEM fez a melhor campanha entre os clubes que disputaram o campeonato da segunda divisão e profissionais (18 jogos sendo 11 vitorias, 04 empates e apenas 03 derrotas), terminando a disputa na sexta colocação entre os 32 clubes participantes. Além disso, foi a equipe com o maior número e jogos seguidos sem derrotas (10 partidas) além da maior sequência sem tomar gols (9 partidas).
Para 2019, com uma nova filosofia de trabalho e com Diretoria e Conselho Deliberativo renovados o VOCEM participara novamente das disputas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Estrutura e Treinamento

Um Centro de Treinamento totalmente reformulado – CT Padre Beline (antigo clube de campo da Assis Diesel) – com estrutura contendo um campo oficial e três campos society, sendo dois iluminados, alojamento para até 40 atletas e Comissão Técnica, cozinha piloto e transporte.
Além disso, contamos com a equipe de apoio (nutricionista e cozinheira) as quais zelam pela alimentação de todos com cardápio diferenciado e adequado aos atletas. Uma equipe médica cuidando para que todos tenham o respaldo não apenas em jogos oficiais, mas também ao longo do campeonato. Manutenção do condicionamento físico em uma das mais conceituadas academias da cidade sob os cuidados de uma equipe completamente profissional além de vencimentos e gratificações em dia, transporte para jogos oficiais realizados com todo o conforto, segurança, delegação por intermédio de empresa de nossa cidade o que valoriza nossos parceiros.

Fundador

Símbolos e mascotes são normalmente adotados por clubes e agremiações como uma forma de criar um vínculo, um elo afetivo entre torcedor e a instituição. Os personagens, símbolos dos clubes, tem quase a mesma representatividade do escudo.
o “Belininho” é uma homenagem ao fundador do clube, Padre Aloisio Belline. O mascote original em seu retorno aos gramados de 2014 foi concebida pelo chargista Renato Piovan, sendo remodelado em 2016 pelo profissional em comunicação Ricardo Brito.
A figura do clérigo também simboliza as origens do chamado “Esquadrão da Fé “representando o vínculo religioso que a torcida possui com o clube mariano.

Uniforme, Cores e Significado

O branco e o bordo foram escolhidos como cores oficiais por representarem o pão e o vinho, ou seja, o corpo e o sangue de Cristo. Já o distintivo ganhou inscrições em latim com as frases “Audite Vocem Domini” e “Non Ducor Duco”, que significam respectivamente “Ouviste a voz do Senhor” e “Não sou conduzido, conduzo”.

Hino

Suas cores vão ficar na história, de glórias tantas glórias,
na derrota ou na vitória, o Vocem de Assis eu sou,
e a torcida toda grita, é Vocem de Assis é valente,
tu és minha paixão ardente, bordo e branco do meu coração,
time de raça, determinação, vai sempre lutar pra ser campeão,
é o Vila Operária Clube Esporte Mariano que enfrenta o oponente sem temor,
é o Vocem de Assis que faz vibrar nossa gente, orgulho do nosso torcedor.
E a torcida não para empurra o time pra frente, Vocem de Assis é o nosso eterno amor (BIS)

Suas cores vão ficar na história, de glórias tantas glórias,
na derrota ou na vitória, o Vocem de Assis eu sou,
e a torcida toda grita, é Vocem de Assis é valente,
tu és minha paixão ardente, bordo e branco do meu coração,
time de raça, determinação, vai sempre lutar pra ser campeão,
é o Vila Operária Clube Esporte Mariano que enfrenta o oponente sem temor,  
Esquadrão da Fé, nosso orgulho e tradição,
pra sempre um clube vencedor.
E a torcida vibrante empurra o time pra frente, Vocem de Assis é o nosso eterno amor (BIS)